quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Cavaleiros do Zodíaco, uma obra Budista


Pois é, o leitor Gabriel Sleg, sabendo que eu sou grande fã de CdZ, pediu pra eu fazer um post pra falar da relação do Shaka, o Cavaleiro de Virgem da série, com o Budismo, mas mal sabe ele que o buraco é mais embaixo, pois o cerne da série é puro budismo.


O Cosmo


O Kundalini é a energia cósmica que vive adormecida dentro do corpo humano e que transita através dos Chakras, pontos específicos dentro do corpo humano. Lembra um pouco o conceito de cosmo da série, não acha? E os pontos por onde essa energia passa lembram os pontos cósmicos que os Cavaleiros costumam gurar pra se recuperar de feridas. O próprio conceito de Kundalini é explicado pelo Marina Krishna de Chrysaor (o equivalente hindu de Buda, que falaremos mais tarde).


Os Sentidos


No budismo diz que o ser humano possui 9 consciências, que seriam: os 5 sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar, que tanto no budismo quanto em CdZ, se relaciona com a capacidade de falar); a 6ª consciência, que integra todos esses sentidos (na série é a intuição); o manas, que seria o pensamento (e não o cosmo máximo); o alaya, a consciência onde suas ações passadas, pensamentos, ou seja, tudo da pessoa ficam gravados (o que explicaria como elas conseguem se manter elas mesmas no mundo dos mortos de Hades); e por fim o amala, que seria o "Estado de Buda", a parte mais profunda e pura da vida humana, acumulada pela 8ª consciência (e nada de "Suprema Virtude" que dá as pessoas o poder de um Deus, mas pelo visto é tão puro quanto).

Buda


Sim, Gabriel, hora de falar de Buda, digo, Shaka, que na série é estabelecido como sendo sua reencarnação mais recente, mas o que vocês não sabem é que Buda não é só o nome da 9ª reencarnação da dinvidade hindu Vixnu (responsável pela manutenção do universo), mas um título dado àqueles que despertam plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e dos seres vivos. Ou seja, o Shaka pode ser comparado a Buda não só por ser a reencarnação de uma divindade ("Shaka" já foi o nome de uma das suas reencarnações passadas), mas simplesmente por ser ter atingido a iluminação.


108


A filosofia budista, assim como o hinduísmo, cita que o ser humano possui 108 imperfeições que causam aflição e sofrimento ao ser humano. Por que 108? Bem, o ser humano possui 6 sentidos (visãoaudiçãoolfatotatopaladar consciência) que podem proporcionar 3 sensações (agradável, desagradável e indiferente), podendo estas estar em 2 estados (ligado e desligado) podendo estar ligados à 3 períodos (passado, presente e futuro). Logo, 6 x 3 x 2 x 3 = 108. Não é à toa que esse é o número de Espectros que servem à Hades.

É inclusive comum budistas possuírem rosários com 108 contas pra ajudar nas orações

Hinduismo


Se leu o texto até aqui, deve ter notado que a filosofia budista e o hinduísmo estão bem interligados, então porque não falar das celebridades divindades hinduístas que já deram as caras na série.


- Krishna: avatar do Deus da Criação Vixnu, é conhecido como a "Suprema Personalidade de Deus", além de General Marina nas horas vagas;


- Atavaka: um dos Myo-o, os Reis da Luz. Eles também foram incorporados ao Panteão de Deuses Budistas. Só é estranho que um deles seja um Espectro de Hades em The Lost Canvas;


- Fudo-Myo: A entidade que reencarnaria como o Cavaleiro de Virgem de CdZ: Omega é também um dos Myo-o, conhecido como "O Imóvel" e responsável pela libertação das dúvidas e dos males;

Técnicas


Todos os personagens já citados aqui usam técnicas ligadas à conceitos budistas. O "Ciclo das Seis Existências" de Shaka faz referência às 6 Reinos citados no Budismo (do Inferno, dos Fantasmas Famintos, o Animal, o Humano, dos Semi-Deuses e o Divino). Fudou de Virgem também faz uso da invocação dos 5 Reis da Luz, enquanto Shaka invoca todo o Panteão Budista durante sua Rendição Divina. Durante o confronto do Shaka contra o Shijima em Next Dimension, ambos invocam a Ungyo (símbolo do fim do universo) e o Agyo (simboliza o nascimento do universo), respectivamente. Vale também lembrar que todos esses personagens também fazem uso de mantras (palavras ditas durante a meditação) enquanto lutam.


Pois bem, espero que tenham achado o post bem informativo. Se acha que faltou algo ou se eu escrevi alguma besteira, fale aí nos comentários. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário